sexta-feira, 5 de abril de 2013

Os Lebrões da soja




Os custos de produção da soja aumentaram muito nos últimos anos, é praticamente um consenso que a produção de soja não é viável economicamente em pequenas áreas. Mas porque cargas d’água esses pequenos agricultores familiares plantam essa oleaginosa?
Essa é uma pergunta incomoda e de difícil resposta. Vou aqui dar uns pitacos sobre o assunto na tentativa de achar respostas:
- A soja virou um meio de socialização. Cultivares, adubação e projeções de safra são os assuntos preferidos nas manhãs de domingo antes dos cultos e missas, até dizimo da igreja é pago em sacas de soja. Então, se um cara só plantar pasto pras vacas ou tiver qualquer outra atividade produtiva mais rentável fica sem assunto com os amigos, então o vivente sempre planta um pouco, pra se socializar. O cara não é tão burro assim ao ponto de não fazer as contas dos custos de produção, ele deixa propositalmente de fazer as contas porque sabe que vai dar tufo, mas plantar soja já faz parte da cultura local.
Existem várias outras respostas possíveis, nem todas erradas, nem todas certas. Vamos pensar a respeito, ok?

Um comentário:

  1. hahaha é verdade, mas acho que é mesmo olho gordo, os pequenos veem os grandes plantando e querem fazer igual, não se tocam que pra pequeno agricultor a soja é furada. Pra um grande agricultor até é viável, mas para o pequeno agricultor é trocar figurinhas e isso quando não fica no prejuízo, mas claro, o convívio social é mais importante que sustentar a família. E também esses pequenos agricultores são um bando de preguiçosos, vão tirar leite que rende muito mais. E para os que vivem do leite parem de deixar o trabalho pesado para as mulheres e não dividirem os lucros, afinal a mulher de um agricultor é esposa e não escrava.

    ResponderExcluir